Dra Monica Cabral Endocrinologista
Vitamina D – Hormônio Colecalciferol - Dra Monica Cabral Endocrinologista

Vitamina D – Hormônio Colecalciferol

 

A vitamina D é um hormônio?

O colecalciferol chamado habitualmente de vitamina D, na verdade não é uma vitamina e sim um hormônio. A grande diferença é que, conseguimos adquirir a maioria das vitaminas através de uma alimentação balanceada, já os hormônios não, nosso organismo tem que produzi-los.

Por que se chama vitamina D?

A molécula de colecalciferol (vitamina D) foi descoberta há mais de 1 século , primeiro nos alimentos e acreditou que se tratava de uma vitamina ganhando este nome que ficou consagrado pelo uso, porém hoje sabemos que a quantidade que há na alimentação não supri nossas necessidades e que devemos tomar sol (sem protetor solar) para produzirmos este hormônio, caso contrário ficamos com uma deficiência hormonal que pode levar a diversas doenças graves.

Como produzimos este hormônio?

Nosso corpo tem alguns órgãos mais especializados em produzir hormônios como por exemplo a tireóide, ovários, testículos… Já o órgão responsável pela ativação da vitamina D é a pele, e esta ativação é estimulada pelos raios ultravioleta B (UVB) do sol. Isso fica prejudicado se estivermos com protetor solar, roupa ou através de vidros.

Por que estamos com deficiência deste hormônio?

Inúmeros trabalhos científicos demonstram que hoje há no mundo mais de 1 bilhão de pessoas com deficiência deste hormônio incluindo gestantes, crianças e idosos. Isso ocorre  por várias razões: muitas pessoas não se expõem sob o sol ou quando o fazem utilizam roupas e protetores solar no corpo todo, a incidência e talvez algumas propriedades da radiação UV estão diferentes,  aproduçao de vitamina D em algumas situações (exemplo: idade avançada) contribuem para uma queda na usa produção etc…

Quais as consequências da falta deste hormônio?

Já está comprovado que a falta dele está relacionado com diversas doenças como fadiga , depressão, dores óssea e musculares, osteoporose , raquitismo, osteomalácia, défict de crescimento em crianças, baixa imunidade, doenças cardíacas, hipertensão, obesidade, diabetes mellitus tipo 2 e tipo 1, doenças respiratórias, alergias, eczemas, doenças auto- imunes como esclerose múltipla, lúpus, artrite reumatóide, sarcoidose, psoríase, tireoidite e diversos cânceres como de mama, próstata, cólon , agravamento do autismo, alteração de raciocínio , memória entre outros.

Quanto de sol devo tomar para produzir a vitamina D?

Se você for uma pessoa magra de pele clara deve tomar de 15 a 20 minutos por dia de sol expondo grande parte de seu corpo como pernas , braços, abdome e costas. Se tiver necessidade passe protetor apenas na face e regiões com manchas. O melhor sol é no período das 9 as 15 horas pois o sol da manhãzinha o do final da tarde os raios estão muito fracos e não tem a intensidade necessária para estimular a produção. Porém se for negro , obeso ou idoso há necessidade de se expor por mais tempo e em alguns casos fazer uma suplementação via oral de forma cotínua

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