Dra Monica Cabral Endocrinologista
Saxenda: saiba tudo sobre o medicamento que pode ajudar no combate a obesidade - Dra Monica Cabral Endocrinologista

Saxenda: saiba tudo sobre o medicamento que pode ajudar no combate a obesidade

Em Março de 2016, a ANVISA liberou o uso do remédio chamado de Saxenda cujo princípio ativo é a liraglutida que é indicado para tratamento da  obesidade. Mesmo liberado pela ANVISA, é importante ressaltar que o medicamento como qualquer outro medicamento tem contra-indicações e efeitos colaterais e cabe ao médico prescrever e acompanhar o tratamento!

A previsão é que a medicação estará disponível para a venda nas farmácias na primeira semana de agosto .

saxenda2

Gostaríamos de deixar bem claro que as informações abaixo tem objetivo apenas informativo. 

O Saxenda é o primeiro medicamento aprovado contra a obesidade no Brasil desde 1998. Até então, os únicos  remédios contra obesidade no Brasil eram sibutramina e orlistate.

O Saxenda que tem o mesmo princípio ativo do Victoza, que foi aprovado no Brasil em 2010, para o controle do diabetes tipo 2.

A liraglutida é um agonista do receptor do peptídeo semelhante ao glucagon 1 humano acilado (GLP-1). O GLP-1 é um regulador fisiológico do apetite e da ingestão de caloriase o seu receptor (GLP-1R) está presente em várias regiões do cérebro envolvidas com a regulação do apetite.

Produzida pelo laborarório Novo Nordisk, a droga é 97% similar ao GLP1 (hormônio produzido pelo intestino, responsável por diminuir o apetite e que ajuda a diminuir a pressão arterial e o colesterol).

 O medicamento imita a ação do GLP1, substância produzida pelo corpo que reduz o apetite. Saxenda é um medicamento de uso subcutâneo . Quando usado com uma dieta de refeições de baixa caloria e aumento da atividade física, pode ajudar alguns adultos com excesso de peso a perderem peso e manterem esta perda estável. O Saxenda  não é para o tratamento de diabetes tipo 2 e não deve ser utilizada com Victoza ou qualquer outro agonista do receptor de GLP-1 ou insulina.

Os resultados de um estudo médico mostrou perda de peso significativa na utilização do medicamento.

Nos Estados Unidos, foi realizado um estudo em que diversas pessoas foram submetidas ao medicamento e outras foram submetidas a um placebo (que é um “falso remédio” apenas para fins de estudos clínicos). O mesmo grupo de pessoas foi submetido a uma dieta de baixas calorias e atividades físicas regulares. O estudo médico mostrou que os pacientes que usaram o remédio Saxenda, perderam quase 2,5 vezes mais peso com a mesma dieta e os mesmos exercícios em comparação aos pacientes que usaram apenas o placebo.

 saxenda1

 

A canetinha Saxenda devem ser mantidas em espaços refrigerados como geladeira entre 2 ° C a 8 ° C. Após a primeira utilização, conservar na geladeira com uma temperatura de 15 ° C a 30 ° C. As canetas em uso devem ser jogados fora depois de 30 dias, mesmo que eles ainda tenham remédio dentro 

 

Deixe uma resposta