Dra Monica Cabral Endocrinologista
Pensamentos magros - Dra Monica Cabral Endocrinologista

Pensamentos magros

1. Emagrecer e manter o peso TAMBÉM e PRINCIPALMENTE depende de mim.

Quando você assume a responsabilidade no processo de emagrecimento, ganha o controle da situação e se sente mais capaz de modificar seus hábitos e seu corpo.

 

2. Se escorregar, retomo de onde parei! 

Quem nunca exagerou numa refeição ou na sobremesa, comeu mais na festa etc? A diferença está em como você encara essa situação. Pensamento do tipo “Já que comi isso que não podia e estraguei a dieta, vou comer isso também” , estraga o seu plano de emagrecimento.

Comeu demais? Retome o seu planejamento na refeição seguinte .

 

3. Preciso comer para continuar com peso desejado. 

Se ao ganhar uns quilinhos você começar a pular refeições para emagrecer, o corpo vai reclamar e protestar, lentificando seu metabolismo para poupar energia.

Portanto não pule refeição.

 

4. Tudo o que gosto de comer me faz bem.

 Dividir os alimentos em proibidos e permitidos deixa a vida chata e você acaba acreditando que as coisas gostosas devem ficar longe. Isso não é verdade! O importante é ajustar a quantidade e a frequência com que você come o que adora. Um chocolatinho cabe em todo programa de reeducação alimentar, só não dá para devorar uma caixa inteira .

 

5. O melhor horário para malhar é o que consigo ir. 

Você acha que não tem pique para ir à academia num determinado horário, mas essa é a única brecha que a sua agenda permite? Então, insista! A chance de se adaptar e passar a render mais do que imaginava é altíssima. E, assim, você também se despede do sedentarismo. Outra alternativa é estabelecer uma pequena meta no início, por exemplo 15 minutos de esteira 3 vezes na semana. Metas que você é capaz de cumprir dá uma sensação de dever cumprido. Depois com o tempo essas metas podem e serão revistas e intensificadas.

 

6. O que dá mais prazer é se sentir bem, não as frituras e os aperitivos calóricos! 

Ninguém fica e permanece em forma por acaso. As escolhas do cardápio são feitas diariamente. Se você “pensa magro”, em vez de sofrer pelas coisas que não pode comer, se sente vitoriosa por se manter firme no seu plano.

 

7. Venço metas, não bato recordes mundiais. 

Ao traçar objetivos realistas e saudáveis para o seu emagrecimento, pense em prazos possíveis e um peso saudável. Se estabelecer metas inatingíveis, vai jogar contra si mesma. E aí, quando nota que não consegue cumprir, desiste.

 

8. Não vivo de dieta, faço escolhas inteligentes. 

Quando você se liberta da sensação de estar presa em uma dieta, percebe a importância das suas atitudes e da forma como monta o cardápio. Assim, sai do papel de vítima e se torna a personagem principal do emagrecimento.

 

9. Um bombom é só um bombom. 

A guloseima não é o fim da sua dieta. Sendo assim, nada de ficar com medo de se deliciar com uma coisa de que você gosta. Não é porque comeu o primeiro que vai pegar o segundo, o terceiro, o quarto.

Se não estiver conseguindo controlar a quantidade procure distribuir para outras pessoas e comprar menos quantidade ou numa versão menos calórica da próxima vez.

 

10. Vou conseguir parar de pensar em comida.

A melhor alternativa é mudar o foco da atenção. Para isso dar certo, tenha algumas alternativas. Descubra o que funciona melhor para você. Pode ser uma caminhada, ler uma revista, ouvir uma música, usar o celular, tomar 1 copo d’água ou até mesmo escovar os dentes. O importante é investir em outra atividade para esquecer a comida.

 

11. Planejo o meu cardápio. 

Perceber a importância das suas escolhas e ganhar o controle do emagrecimento evita imprevistos. Programe suas refeições! Se não tiver no armário e na geladeira as melhores opções, vai acabar comendo qualquer coisa – e se arrependerá depois.

 

12. Só desisto depois de tentar.

Isso vale para tudo na vida e também para o controle de peso. Se não estiver

muito animada em emagrecer, é capaz de desistir antes mesmo de tentar. Portanto, em vez de lamentar, parta para a ação!

 

13. O meu esforço vale o prazer de saber que estou investindo em mim e na minha saúde …

….ou o prazer de entrar naquela calça jeans ou usar um manequim menor… Cada pessoa tem a sua listinha do que deseja.

 

14. Questiono todos os pensamentos desanimadores.

Essa atitude protege você da auto sabotagem. Sabe quando aparece aquela voz interna dizendo que o seu esforço não está adiantando nada? Você fica pensando se o exercício fisico está mesmo ajudando, se vale a pena ficar sem comer determinada coisa… Não desista! Afaste esse tipo de pensamento!

 

15. Procuro comer sempre que possível alimentos de baixo valor calórico como os vegetais.

Dessa forma você se sacia e come menor quantidade dos alimentos com valor calórico maior. Se você acha que não gosta, comece colocando no prato mesmo que não coma pois é uma forma de você ir acostumando a fazer um prato colorido e menos calórico.

 

16. Eu mereço sempre o melhor. 

Pensando assim, você pode escolher um produto de melhor qualidade que geralmente é mais caro e assim você consumirá menor quantidade daquele alimento.

Por exemplo “vou comprar aquele chocolate importado que é mais caro mas vou com isso vou comprar menos quantidade ”

Se for a um restaurante rodízio pense que se você comer em excesso para justificar o valor pago, você não estará pensando no melhor para você.

Ou se for a um restaurante tente pular o couvert. Peça uma entrada menos calórica, se for o caso. Na hora de escolher o prato principal não se apresse escolhendo o mais gostoso do cardápio. Geralmente é mais calórico. Escolha algo gostoso mas que não seja tão calórico.

 

17. Se a fome aparece antes da hora, bebo água.

Muitas vezes, a sensação de sede se confunde com a de fome, principalmente se você está comendo um pouco menos do que gostaria. Quando isso acontecer, antes de fazer uma refeição ou partir para um lanchinho, tome um copo de água. De repente, você pode descobrir que era só sede mesmo.

 

18. Tenho orgulho das minhas atitudes!

Para continuar com o plano de emagrecimento ou com a manutenção do peso é preciso ser forte e se orgulhar disso! Nada de sentir pena de si mesma porque não está com um balde de pipoca durante a sessão de cinema. Coloque na cabeça que o seu objetivo é permanecer com peso desejado. Se for ao cinema compre uma pipoca pequena e divida com alguém. O prazer está na sessão do cinema e no bem estar de você estar se sentindo bem. A pipoca é a menos importante.

 

19. Sei quando estou com fome ou apenas com vontade de comer.

Conseguir diferenciar a fome do desejo de mastigar uma coisinha gostosa evita com que você caia na cilada de comer fora de hora. Ao sentir fome, pergunte a si mesma se está realmente precisando de um alimento. Pense com calma se está na hora , o que você comeu no lanche anterior e programe o que vai comer. Não saia procurando nos armários ou na geladeira pois corre o risco de escolher algo mais gostoso e calórico.

 

20. Fome não é catástrofe!

Muitas pessoas, quando estão tentando emagrecer ou mudar os hábitos alimentares, ficam assustadas ao sentir fome ou pior querem algo para tirar a fome.

Lembre-se fome é um fenômeno fisiológico. É importante no processo de emagrecimento sentir fome para você aprender a lidar com essa sensação.

 

21. Não me coloco em tentação.

Para não jogar contra si mesma, elimine todas as guloseimas do seu campo de visão. Acabou de comer algo gostoso, escove os dentes para tirar aquele gosto na boca que muitas vezes faz com que queira comer mais

 

22. Emagrecer é consequência. 

É importante ter consciência de que adotar uma alimentação balanceada e começar um exercício físico são atitudes que fazem bem para a vida – e o emagrecimento é apenas uma das consequências.

Perder peso é o resultado das suas atitudes e não uma coisa que acontece do dia para noite!!

 

23. Não escondo nada de mim, sei tudo o que como.

Para controlar o peso, é importante ter ideia do que come, até para saber o que está causando o excesso.

Anote por uma semana tudo (tudo mesmo!) o que anda comendo. E não esqueça aquela bala, o chocolatinho que veio com o café ou que você ganhou, o suco que bebeu em vez da água quando estava com sede. Você irá se surpreender como se ingere alimento sem perceber e de maneira automática.

Fazer o diário de alimentação é uma técnica utilizada e que já tem comprovação de sua eficácia.

 

24. Busco o prazer na vida e não na comida. 

Comer é um prazer, mas isso não deve ser a mais importante fonte de felicidade na vida. Diversifique seus interesses e descubra o que gosta de fazer. Encontre o prazer mais fora da mesa do que à mesa.

 

25. Procure ficar atento nas calorias e principalmente na qualidade. Cuidado com os alimentos de caloria vazia!

 

calorias

 

EXERCITE ESSES PENSAMENTOS DIARIAMENTE E QUANDO MENOS ESPERAR JÁ ESTARÁ COM OUTRO MODO DE PENSAR!