Dra Monica Cabral Endocrinologista
Mudando de estilo de vida - Dra Monica Cabral Endocrinologista

Mudando de estilo de vida

Tenha cuidado com os maus pensamentos que emperram o sucesso de qualquer programa de emagrecimento a longo prazo.

• Afaste pensamentos negativos e trabalhe comportamentos mais favoráveis.

• Tenha uma meta realista!

• Lembre-se que uma perda de 10% do peso já implica em benefício para a saúde.

• Para manter essa perda de peso é importante prestar atenção no ambiente ao seu redor!

Uma das primeiras coisas a fazer é escolher um plano alimentar e não dietas restritivas ou que prometam resultados maravilhosos em pouco tempo. Quem faz isso, logo depois volta a engordar porque não aguenta manter essa alimentação por muito tempo.

Quem já tentou fazer uma dieta sabe o quanto é difícil suportar ficar longe de delícias que inclusive são muito calóricas.

Diminuir a ingestão de gorduras ou carboidratos reduz o consumo de calorias e ajuda a emagrecer. Mas suprimi-los de vez do cardápio não garante que a forma conquistada seja mantida pois é praticamente impossível garantir que nunca mais você irá ingeri-los. O outro perigo é achar que é light ou diet e que poderá ingerir em maior quantidade pois acaba ingerindo mais calorias no final das contas.

Evite ter em casa alimentos muitos calóricos pois é mais difícil de controlar na hora da vontade e da ansiedade. Por outro lado é importante não tirar radicalmente nenhum alimento, muito menos os mais desejados. Não pense que você não possa comer de maneira nenhuma tal alimento pois senão, você está estragando a dieta.

Quando for ao supermercado, utilize listas durante as compras e não faça compras com fome.

Passe a ser mais ativo, escolha um exercício físico que você tenha prazer, pois o melhor exercício é aquele que você irá fazer de rotina. O exercício físico, porém só contribui para a perda de peso se for aliado a uma dieta.

Faça uma estratégia para a prática de atividade física:
Barreira Estratégia
Falta de tempo Caminhadas de 10 minutos nos intervalos.
Reduzir em 30 minutos o tempo assistindo TV ou no computador e exercitar neste período.
Usar as escadas no lugar do elevador.
Estacionar mais distante do local de entrada.
Tempo chuvoso Andar no shopping.
Subir as escadas.
Fazer atividades em casa: varrer e arrumar a casa, limpar o carpete.
Feriados/ férias Planejar atividades com a família: andar de bicicleta, fazer caminhada etc.
Escolher atividades ao ar livre.
Escolher atividades como ir a museus, parques.
Escolher férias ativas.
Nadar na piscina, caminhar na praia.
Fadiga Lembrar que a atividade física aumenta a disposição.
Estabelecer inicialmente metas pequenas, pois é mais fácil de cumpri-las.
Utilizar músicas animadas para estimular o exercício.

A genética é muito importante no metabolismo e pessoas que tenham tendência para engordar devem praticar mais exercícios pois estes têm a capacidade de acelerar a queima. Sem dúvida o estilo de vida é o principal problema para o ganho de peso.

Lembre-se acima de tudo!!!!
Não importa o que você come ou o horário. No final do dia, é a soma das calorias ingeridas comparada a quanto você gastou de energia que determina se você vai ganhar ou perder peso.

Planeje pequenos passos. Não queira mudar tudo de uma vez.